As informações contidas nesta página têm por objetivo oferecer aos nossos alunos, pais e/ou responsáveis algumas orientações e instruções que possibilitarão um maior conhecimento do trabalho desenvolvido, facilitando deste modo, a comunicação entre a família e o colégio.

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Agenda escolar

Importante meio de comunicação entre a família e o colégio. Nela são anotadas as tarefas escolares, recados, horários, etc. A agenda é de uso obrigatório. Acompanhe diariamente a agenda de seu filho.

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Pontualidade

Observar e respeitar os horários de entrada e saída da escola:

  • Manhã – Entrada: 7h15 – Saída: 12h35
  • Tarde – Entrada: 12h50 – Saída: 18h10
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Entrada das aulas

  • Os alunos deverão ser deixados no portão da entrada. Não será permitida a permanência dos pais nas dependências do colégio;
  • No período de adaptação da Educação Infantil, esta norma poderá ser flexibilizada de acordo com a necessidade.
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Saídas antecipadas

As saídas antecipadas deverão ser comunicadas à coordenação, via agenda, e assinadas pelo responsável. Não será autorizado pedido de saída por telefone.

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Saúde do aluno

  • Comunicar a ausência do aluno por motivo de doença infecto-contagiosa, para que o Colégio possa tomar providências quanto à comunidade escolar, quando for o caso;
  • O Colégio não possui ambulatório médico e nem autorização para medicar alunos em caso de mal estar. Nesses casos a família será localizada para os procedimentos necessários.
  • Caso o aluno esteja em tratamento e coincidir o horário da medicação com o período escolar, o mesmo deverá trazer o remédio, autorização por escrito para ministrá-lo e o receituário contendo a posologia e o horário.
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Uniforme

  • Utilizar o uniforme escolar em todas as atividades curriculares e extra curriculares (camiseta, calça, bermuda e agasalho de inverno).
  • Não será permitida a permanência do aluno sem o uniforme completo nas dependências do colégio;
  • Uniforme obrigatório para as aulas práticas:
    • a) Educação Física – tênis;
    • b) Judô – quimono;
    • c) Laboratório de física, química e biologia – avental branco (manga longa).
  • Não alterar o modelo do uniforme
  • É proibido o uso de sandálias, tamancos e tênis de rodinhas.
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Transporte Escolar

  • Respeitar os horários previamente agendados com os condutores, evitando transtornos com a perda do transporte;
  • Quando não for necessário o uso do transporte, o condutor deverá ser comunicado.
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Atividades Extra Classe

  • Observar os horários de aulas extras, reforço e plantão de dúvidas;
  • Permanecer no Colégio, somente mediante autorização da Coordenação e/ou Direção.
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Saídas Pedagógicas

  • São atividades importantes, pois contribuem para o processo educativo, favorecendo a participação do aluno em diferentes grupos e situações. Assim, são programadas atividades como: estudos do meio, passeios culturais e recreativos. Os responsáveis são comunicados com antecedência, através de circulares, para que possam se organizar quanto ao pagamento;
  • Observar e respeitar a data limite do pagamento.Não receberemos após a data estipulada.
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Reunião de Pais e Mestres

  • Tem por finalidade apresentar aos pais o trabalho da escola e o desenvolvimento do aluno a cada trimestre, esclarecendo dúvidas quando necessário. As reuniões são realizadas com os professores, durante o período letivo, em data determinada no calendário escolar. É importante a presença do responsável, visando um contato direto com o professor;
  • Todos os professores têm um horário específico para atendimento, casos particulares poderão ser agendados com a coordenação.
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Material Didático do Sistema Positivo

  • O colégio fornecerá o Material Didático do Sistema Positivo de Ensino a ser utilizado durante o ano letivo, mediante o pagamento das parcelas;
  • Considerando a impossibilidade de acompanhamento das aulas de forma satisfatória, o aluno sem material didático não permanecerá em sala de aula;
  • De acordo com a Lei de Direitos Autorais (LDA 9610 de 1998), fica proibido o uso de cópias reprográficas do referido material didático;
  • Os alunos/pais poderão acessar o Portal Positivo e utilizar o CD. Os professores estimularão o uso para complementação de suas aulas.A chave de acesso para o cadastro do aluno acompanha o volume 1 do material didático.
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Material Escolar

  • Organizar o material na mochila, diariamente, trazendo apenas o necessário;
  • Todo material solicitado pelos professores é necessário para atividades e poderão ser solicitados no decorrer do ano letivo.
  • O material escolar deverá conter o nome e a série do aluno. Cabe ao aluno zelar por seu material;
  • Não portar materiais impressos considerados imorais, bem como objetos de uso perigoso;
  • Evitar trazer objetos de valor: jóias, bijuterias, celulares, etc. A Escola não se responsabiliza por objetos perdidos, danificados ou deixados em local incerto.
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Sistema de Avaliação

Fundamental I , II e Médio

  • A avaliação é contínua, o aluno é avaliado diariamente através de suas atividades e participação em sala;
  • Após aplicação e correção o aluno leva sua avaliação para casa a fim de que reveja sua prova, entenda os erros cometidos com a finalidade de superar dificuldades que porventura venha enfrentando e assim freqüentar o plantão de dúvidas. Para os casos de rendimento abaixo da média, os professores solicitarão via aluno que as avaliações sejam assinadas pelos responsáveis e apresentadas ao colégio;
  • O aluno que perder alguma avaliação, só poderá repor com atestado médico ou mediante pagamento de taxa para prova substitutiva. O requerimento deverá ser solicitado até 48 horas após a data da falta;
  • A obtenção da média trimestral será através da média aritmética entre a avaliação trimestral e a avaliação contínua (tarefas, prova mensal, trabalhos, seminários etc.). Nas disciplinas em que a leitura paradidática for obrigatória, a média trimestral será obtida através da média aritmética entre a avaliação trimestral, a avaliação contínua e a avaliação do livro.

Educação Infantil

  • Na Educação Infantil, a avaliação focará o desempenho do aluno nas diferentes áreas de estimulação e seu desenvolvimento em termos sócio-emocionais e perceptivos, sintetizado em forma de relatórios a serrem enviados às famílias trimestralmente.

Lição de Casa

  • Parte integrante do processo pedagógico, tem como objetivo ser útil para o aprendizado. As disciplinas obedecem minimamente um cronograma de realização. Os alunos que não cumprem com a responsabilidade de executar as atividades previstas, receberão anotações na agenda diariamente para ciência do responsável;
  • É necessário compromisso com as tarefas de casa (trabalhos, lições e atividades extras), propostas pelos professores, bem como respeitar os prazos de entrega . Não serão aceitas, em hipótese nenhuma, atividades fora de prazo.

Trabalhos em Grupo

  • Os trabalhos em grupo, sempre que possível, serão realizados em sala de aula.

Leitura Paradidática

  • Todas as séries deverão desenvolver leitura paradidática trimestralmente. Os livros serão vendidos na escola a preço de livraria, a fim de facilitar a organização familiar.
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Recuperação

  • A recuperação do conteúdo é contínua e realizada dentro do período de aula. Os alunos que apresentarem resultados insatisfatórios serão encaminhados para as aulas de reforço e plantão de dúvidas;
  • Os plantões de dúvidas acontecem diariamente no decorrer do ano em horários específicos para cada disciplina;
  • Ao final do ano, o aluno que não totalizar o mínimo de pontos pata aprovação será convocado para recuperação final prevista em calendário escolar.
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Regime Disciplinar

São deveres dos alunos:

  • tratar os professores, os colegas e os demais funcionários do Colégio, com respeito e urbanidade;
  • colaborar com a direção do Colégio, na conservação do prédio escolar, das instalações, dos equipamentos, do mobiliário e de todo material escolar;
  • não portar, no Colégio, material que represente risco para a saúde, segurança ou integridade física e moral sua ou de qualquer outra pessoa;
  • contribuir no que lhe compete para o prestígio e o bom nome do Colégio;
  • solicitar aprovação das autoridades escolares para a realização de atividades no âmbito do Colégio, sejam elas de iniciativa individual ou de grupos;
  • comparecer ao Colégio ou participar de qualquer atividade extra-classe devidamente uniformizado;
  • comparecer pontualmente às atividades que lhe forem afetas, intra e extra-classe;
  • observar as normas regimentais, o código disciplinar do Colégio e as determinações superiores;
  • abster-se de participar de movimentos de indisciplina coletiva.

É vedado aos alunos:

  • ausentar-se da sala de aula sem a permissão do professor, ou do Colégio, sem a devida autorização da direção do Colégio
  • fumar, entrar no Colégio portando, bebidas alcoólicas sendo para consumo próprio ou não, bem como portar ou induzir outros ao uso de substâncias tóxicas ou que causem dependência física ou psíquica
  • adentrar ao Colégio com material de rifas, objetos de outra natureza, destinado à venda sem a prévia autorização da direção ou promovê-los fora do Colégio usando o seu nome indevidamente;
  • ocupar-se durante as aulas e outras atividades, com assuntos estranhos a ela
  • usar em sala de aula boné, celular, ipod, mp3, mp4 e afins
  • praticar atos ofensivos à moral e aos bons costumes
  • promover algazarras ou distúrbios de qualquer natureza no recinto escolar
  • lançar injúrias ou calúnias contra colegas ou servidores do Colégio, bem como praticar contra eles atos de violência
  • gravar nas paredes, mobiliários e quaisquer partes do estabelecimento, palavras, desenhos ou sinais
  • usar piercing e ou alargadores auriculares nas dependências do colégio
  • utilizar telefone celular durante o horário das aulas.

Medidas Sócio-educativas

A inobservância do Regime Disciplinar, sujeita o aluno às seguintes medidas sócio-educativas, aplicadas pelo Diretor, garantindo-se sempre seu direito de ampla defesa:

a) advertência verbal;

b) repreensão por escrito;

c) suspensão até 03 (três) dias;

d) veto da matrícula para o próximo ano letivo;

e) transferência compulsória, por incompatibilidade com as normas do Colégio.

  • As medidas sócio-educativas aplicadas deverão ser registradas e comunicadas aos pais/responsáveis;
  • O aluno suspenso arcará com o ônus da não participação em qualquer ato previsto para o período;
  • Nos casos passíveis de transferência compulsória e de veto da matrícula para o próximo ano letivo, a apuração de culpabilidade será precedida por uma comissão de professores/pessoal técnico do Colégio, designada pelo Diretor, cujo parecer conclusivo será submetido ao Conselho de Educadores.